O Brasil na rota do oriente - vestígios do sonho português no sudeste asiático

  • Pierre Guisan Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: rota do oriente

Resumo

No ano de 1511, uma catástrofe abalou a expansão além-mar de Portugal, que até então triunfara sem derrota ao longo da sua conquista de estabelecimentos no Oriente. A nave-mor da frota de Afonso de Albuquerque afundava com a sua carga preciosa perto da costa pantanosa de Sumatra, do outro lado da orgulhosa cidade de Malaca, da qual os portugueses acabavam de tomar posse. O mar engoliu com o navio o imenso tesouro dos sultãos de Malaca, um dos portos mais ricos do universo. Não há inventário detalhado do conteúdo da carga, entretanto sabemos que era de uma riqueza inacreditável, um tesouro sem igual na história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre Guisan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de Língua e Literatura Francesas na Facul­dade de Letras da UFRJ, onde obteve o título de Doutor com uma tese sobre "Crioulização e mudança lingüística". Atualmente desenvolve pesquisa sobre o papel da língua na construção da identidade.

Publicado
2001-12-30
Como Citar
Guisan, P. (2001). O Brasil na rota do oriente - vestígios do sonho português no sudeste asiático. Convergência Lusíada, 16(18), 287-299. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/829