Cultivar o Deserto - encontro entre Carlos de Oliveira e João Cabral de Melo Neto

  • Ida Maria Santos Ferreira Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto, Carlos de Oliveira

Resumo

Há alguns anos se vem acentuando a necessidade de estabelecer elos mais fortes e mais visíveis entre os países de língua portuguesa e, na área cultural, muitos projetos têm sido executados com o intuito de demonstrar o diálogo mais que proveitoso entre todos aqueles que participam do "mundo lusófono". Com essa perspectiva, parece-nos cada vez mais urgente que os pesquisadores das literaturas de língua portuguesa lancem os olhos para além de seus domínios e provoquem encontros entre os seus diversos escritores, visando demonstrar similitudes e diferenças que revelam muito de suas culturas nacionais e de seus mod2s de pensar o literário e a cultura lusófona comum. É isso o que move este trabalho que acredita na necessidade cada vez maior dos estudos comparados entre as literaturas de língua portuguesa e que apresenta, como um exemplo, o possível diálogo que haveria entre o poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto e o poeta português Carlos de Oliveira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ida Maria Santos Ferreira Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora pela UFRJ, Professora de Literatura Portuguesa na UFF. Tem vários artigos e ensaios publi­ cados em periódicos e coletâneas. Integra a direção do NEPA- Núcleo de Estudos Portugueses e Africanos/UFF.

Publicado
2001-12-30
Como Citar
Santos Ferreira Alves, I. M. (2001). Cultivar o Deserto - encontro entre Carlos de Oliveira e João Cabral de Melo Neto. Convergência Lusíada, 16(18), 174-182. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/817