Cultivar o Deserto - encontro entre Carlos de Oliveira e João Cabral de Melo Neto

Autores

  • Ida Maria Santos Ferreira Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

João Cabral de Melo Neto, Carlos de Oliveira

Resumo

Há alguns anos se vem acentuando a necessidade de estabelecer elos mais fortes e mais visíveis entre os países de língua portuguesa e, na área cultural, muitos projetos têm sido executados com o intuito de demonstrar o diálogo mais que proveitoso entre todos aqueles que participam do "mundo lusófono". Com essa perspectiva, parece-nos cada vez mais urgente que os pesquisadores das literaturas de língua portuguesa lancem os olhos para além de seus domínios e provoquem encontros entre os seus diversos escritores, visando demonstrar similitudes e diferenças que revelam muito de suas culturas nacionais e de seus mod2s de pensar o literário e a cultura lusófona comum. É isso o que move este trabalho que acredita na necessidade cada vez maior dos estudos comparados entre as literaturas de língua portuguesa e que apresenta, como um exemplo, o possível diálogo que haveria entre o poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto e o poeta português Carlos de Oliveira.

Downloads

Biografia do Autor

Ida Maria Santos Ferreira Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora pela UFRJ, Professora de Literatura Portuguesa na UFF. Tem vários artigos e ensaios publi­ cados em periódicos e coletâneas. Integra a direção do NEPA- Núcleo de Estudos Portugueses e Africanos/UFF.

Downloads

Publicado

2001-12-30

Como Citar

Santos Ferreira Alves, I. M. (2001). Cultivar o Deserto - encontro entre Carlos de Oliveira e João Cabral de Melo Neto. Convergência Lusíada, 16(18), 174–182. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/817