Aliança lusófona

  • Francisco Knopfli Embaixada de Portugal no Brasil
Palavras-chave: nação lusófona

Resumo

No culminar de uma aventura histórica iniciada há quinhentos anos por Pedro Álvares Cabral, começou a construir-se esta portentosa nação lusófona que é hoje o Brasil. Cabral foi portador de uma determinada matriz linguística, mas estava decerto muito longe de imaginar que o idioma usado pelo seu cronista Pero Vaz de Caminha, no extraordinário relato que fez desse Novo Mundo pleno de maravilhas que apenas entrevia, haveria poucos séculos mais tarde de tornar-se elemento constitutivo fundador da grande nação brasileira, veículo de comunicação de uma das mais fortes, afirmativas e genuínas culturas do nosso mundo. Acho que nem mesmo Camões sonharia que volvidos quinhentos anos a língua a que deu forma clássica em Os Lusíadas, haveria de cumprir-se com tamanha pujança nos trópicos; e que graças à extraordinária criatividade e plasticidade do povo brasileiro ganhou inovadoras e enriquecedoras sonoridades, "com açúcar", como dizia Eça de Queirós, ou novas e imaginativas expressões que abriram inexplorados espaços e dimensões para a nossa língua comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Knopfli, Embaixada de Portugal no Brasil

Diplomata de carreira, é o atual Embaixador de Portugal no Brasil. Autor de numerosos artigos sócio-políticos e sócio­ culturais publicados em periódicos de vários países.

Publicado
2001-12-30
Como Citar
Knopfli, F. (2001). Aliança lusófona. Convergência Lusíada, 16(18), 139-146. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/814