Agostinho da Silva - intrépido iniciador luso-brasileiro

  • Eugénio Lisboa Instituto Superior Técnico de Lisboa
Palavras-chave: Agostinho da Silva

Resumo

Agostinho da Silva, que hoje aqui lembramos, foi uma conjunção feliz e rara de múltiplos talentos e múltiplas pulsões: professor, filósofo, animador, sonhador e realizador pragmático de projectos, viajante, semeador, convivente, ele soube, para tantos de nós, aparecer no momento próprio, com a palavra certa capaz de apaziguar a nossa angústia e pacificar os nossos demónios. Pessoalmente, num dos momentos mais cruciais da minha vida, com uma carreira interrompida e todos os demónios interiores à solta, o encontro com alguns livros de Agostinho foi decisivo: a harmonia discreta das suas palavras certeiras mas não invasoras, que transfiltravam uma vida bem pensada e sentida, trouxe-me o bálsamo e alguma energia de que necessitava para retomar um percurso rico mas perturbado. Para sempre lhe fiquei grato e, mesmo ainda antes de o conhecer, tive-o como um dos meus melhores amigos. Falámo-nos uma única vez, porque eu vivia longe. Mas Agostinho da Silva arranjava inúmeros modos de nos falar. Livros, folhetos, entrevistas, cartas de vários sobrescritos, tudo era lenha para a sua boa fogueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugénio Lisboa, Instituto Superior Técnico de Lisboa

Licenciado em engenharia electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Foi docente em várias universi­dades, conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Londres e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, em Lisboa. Atualmente dirige os Cursos de Verão na Arrábida. Tem inúmeros títulos publicados em livros, coletâneas e periódicos.

Publicado
2001-12-30
Como Citar
Lisboa, E. (2001). Agostinho da Silva - intrépido iniciador luso-brasileiro. Convergência Lusíada, 16(18), 112-122. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/812