Enlaces e desenlaces: reflexões sobre a dualidade e a pluralidade

  • Carlos Reis Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Brasil, Portugal, diálogos

Resumo

A presente reflexão incide sobre momentos específicos de um diálogo intercultural, envolvendo portugueses e brasileiros. Diálogo não isento, como se sabe, de equívocos e de mal entendidos; diálogo em que inevita­velmente se representam imagens: imagens de um outro que se busca apreender e compreender, no devir de uma História cujos pontos de contacto ( e também de ruptura) estimulam o que aqui fundamentalmente está em causa: enlaces e desenlaces, conjunções e disjunções, convergências e divergências, cumplicidades e conflitualidades, interpelações e silêncios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Reis, Universidade de Coimbra

Professor da Universidade de Coimbra, editor e renomado estudioso da obra de Eça de Queirós, tem numerosos títulos publicados em vários países. É o atual diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa e presidente da AIL-Associação Internacional de Lusitanistas.

Publicado
2001-12-30
Como Citar
Reis, C. (2001). Enlaces e desenlaces: reflexões sobre a dualidade e a pluralidade. Convergência Lusíada, 16(18), 81-89. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/809