Entre laços: permanência dos laços portugueses no Brasil do século XIX
Resumo
Há aproximadamente dois séculos da Independência do Brasil, ainda perduram alguns laços além do idioma e da história política e cultural aqui deixados pelos portugueses. Destarte, coube ao jornal arquivar parte dessa importante história que, em algumas províncias brasileiras, testemunhou também outras perspectivas, como aconteceu na província do Grão-Pará, cuja peculiaridade incide antes mesmo de sua independência em 1823. Assim sendo, o objetivo desta comunicação é demonstrar esta assertiva e sublinhar elementos de sua problemática, bem como momentos de rupturas e continuísmo a fim de constatar e delimitar posições não apenas no sentido histórico, mas principalmente na perspectiva historiográfica. Proponho, como fonte parte dos periódicos paraenses, nos quais estão registrados os laços literários existentes entre Brasil e Portugal no século XIX.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.