Deus, holandeses e o destino de Portugal na imaginação social do Padre Vieira; dois ensaios

  • Luiz Felipe Baêta Neves Flores
Palavras-chave: Colonialismo, Portugal, Holanda

Resumo

O artigo reúne dois ensaios sobre textos de Vieira publicados na primeira metade do século XVII. Tratam da posição a ser tomada pelos reis portugueses diante das "invasões holandesas" no Brasil.
O primeiro é um Papel; escrita objetiva, trata de fatos e oferece comentários que ajudem os mandatários portugueses a escolher entre acordos de paz e a continuação da guerra. Vieira analisa as possibilidades de Portugal e seus efeitos para o império luso.
O segundo texto comentado é um Sermão. Típico dos sermões de Vieira, este tem escrita (fala) bem diferente do Papel; as cores são vivas, a emoção impulsiona o texto. Tem como principal foco de atenções a "atuação divina" naquela disputa.
Ambos os textos se deixam vincular pela índole teleológica do discurso vieiriano e por seu desejo de manter e expandir o império português.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2002-12-30
Como Citar
Baêta Neves Flores , L. F. (2002). Deus, holandeses e o destino de Portugal na imaginação social do Padre Vieira; dois ensaios . Convergência Lusíada, 17(19), 259-274. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/783
Seção
Relações Luso-Brasileiras, Enlaces e Desenlaces