Brasil & Portugal: ''Ficções Ativas'' e Fricções Cruzadas

Autores

  • Ângela Maria Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

utopia, Nação, narração, América

Resumo

Partindo da "perspectiva ambivalente e antagônica da nação como narração", inerente ao pensamento de Homi Bhabha, a presente comunicação busca entrelaçar as reflexões de Eduardo Lourenço (nos ensaios Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade e A Nau de caro), Roberto da Matta e Darcy Ribeiro sobre Portugal e Brasil, não só como específicos estilos de vida e "ficções ativas", mas sobretudo no cruzamento de interpretações e projeções, produzido pela continuada reciprocidade de olhares. No caso brasileiro, a própria concepção pluralista de nossa identidade cultural será pensada, do ponto de vista de Octavio Souza, em Fantasia de Brasil, como implicada na "precedência da utopia européia sobre o ato de batismo da América". Por outro lado serão comentadas as traduções diferenciadas de figuras tradicionais, como as da "melancolia" e da "tristeza", no processo da mutação histórica que as interpretou, na cultura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora de Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada da UFF e Pesquisadora do CNPq. Doutora em Ciência da Literatura pela Faculdade de Letras da UFRJ. Ensaísta e crítica literária, desde os anos 80. Publicações recentes: Estéticas da crueldade (Coordenação e Organização com Paula Glenadel), Ed.Atlântica/2004; "O corpo do tempo na poesia de Carlos Drummond de Andrade". Revista da Biblioteca Mário de Andrade. nº 60/61, 2002/2003; "O vôo do olhar e a cena melancólica em Sérgio Sane' Annà'. O eixo e a roda Revista de literatura brasileira, Fale/UFM G, V. 9 / 1 O, 2003/2004.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Maria Dias, Ângela. (2005). Brasil & Portugal: ’’Ficções Ativas’’ e Fricções Cruzadas . Convergência Lusíada, 19(21), 34–44. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/684