A (i)mobilidade narrativa em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a676Palavras-chave:
heteronímia, movimento, José SaramagoResumo
O ano da morte de Ricardo Reis, publicado em 1984, ficcionalizará a morte daquele que é, por excelência, uma figura da ficção. Durante a narrativa, interessam-nos as diferenças existentes entre a figura do heterônimo pessoano e a reprodução dele na obra de Saramago no que diz respeito à certa (i)mobilidade. As relações simbólicas construídas por Saramago entre o personagem-heterônimo e o poeta (também ficcionalizado) e, especialmente, dele com as figuras femininas, afetarão diretamente sua movimentação na narrativa.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética (A teoria do romance). São Paulo: Edunesp/Hucitec, 1993.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BÍBLIA, N.T. BÍBLIA Sagrada Ave Maria. São Paulo: Ave-Maria, 2005.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 2017.
DERRIDA, Jacques. Espectrosde Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1994.
GELAIS, R. S. Transfictionality. In: HERMAN, D. [et alli] (Eds.). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London: Routledge, 2005
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Editora Ática, 2004.
GRÜNHAGEN, Sara. Marcenda. Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, Portugal, 2016. Disponível em: http://dp.uc.pt/conteudos/entradas-do-dicionario/item/956-marcenda. Acessado em 15 de novembro de 2020.
HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LOURENÇO, Eduardo. Nós e a Europa ou as duas razões. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Do poder da palavra. Folha de São Paulo, 29 jan. 1988, Folhetim.
MOISÉS, Leyla Perrone. Fernando Pessoa aquém do eu, além do outro. São Paulo, Martins Fontes, 1982.
PESSOA, Fernando. Carta a Adolfo Casais Monteiro. Arquivo Pessoa. Lisboa, 1935. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/3007. Acesso em: 08 de novembro de 2019.
PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Lisboa: Ática, 1966.
PESSOA, Fernando. Poemas de Ricardo Reis. Vol.III, Edição de Luiz Fagundes Duarte. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1994.
PIMENTEL, Irene Flunser. O que foi a PIDE? Funções, poderes e métodos. Setenta e quatro. 13 de julho de 2021. Disponível em: https://www.setentaequatro.pt/ensaio/o-que-foi-pide-funcoes-poderes-e-metodos. Acesso em: 13 de julho de 2021.
QUEIRÓS, Carlos. Desaparecido. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/5508/desaparecido. Acesso em: 30 de julho de 2023.
ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: Texto e contexto, 5 ªed., SP: Perspectiva, 1996.
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.