O racionalismo-místico: a herança de António Sérgio no pensamento de Agostinho da Silva

  • Romana Valente Pinho Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Agostinho da Silva, António Sérgio, Gnosiologia/Epistemolo­gia, Racionalismo-místico, Uno-Unificante

Resumo

Um dos principais pontos do pensamento metafísico de Agostinho da Silva é o raciona­lismo-místico. Na sua obra, tal categoria surge como herança do interesse pelos místicos espanhóis (sobretudo por Santa Teresa de Ávila e por São João da Cruz) e pela filosofia de António Sérgio. Contudo, é esta última que interpela Agostinho da Silva a postular um princípio gnosiológico que se caracteriza, simultaneamente, por aspectos de racionalidade e de misticismo. Em último caso, é um ponto de extra-racionalidade e de extra-emotivida­de que dialoga com o conceito de Uno-Unificante de António Sérgio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romana Valente Pinho, Universidade de Lisboa

Mestre e doutoranda em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro do Pro­jecto "Agostinho da Silva, Estudo do Espólio" (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e Associação Agostinho da Silva). Sobre Agostinho da Silva, publicou os livros Essencial sobre Agostinho da Silva. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006, e Religião e Metafísica no Pensar de Agostinho da Silva. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006. Co-organizou com Amon Pinho Davi e Renato Epifânio o ln Memoriam de Agostinho da Silva (2006) e fixou e transcreveu, juntamente com Amon Pinho Davi, a obra inédita de Agostinho da Silva Caderno de Lembranças (2006).

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Valente Pinho, R. (2007). O racionalismo-místico: a herança de António Sérgio no pensamento de Agostinho da Silva. Convergência Lusíada, 21(23), 342-354. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/622