Agostinho da Silva e as interrogações do tempo que urge

  • Maria Leonor L. O. Xavier Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Agostinho da Silva, Cristianismo, Islamismo, Religião, Ocidente

Resumo

Agostinho da Silva escreveu várias séries de Cadernos de Informação Cultural, com in­tenção pedagógica, em Portugal, antes de 1950. Este nosso estudo incide em dois desses cadernos, ambos publicados em 1942: O Cristianismo e O Islamismo. Em ambos os cader­nos, o autor começa corno historiador, mas continua e termina como pensador, expondo as suas ideias filosóficas sobre as duas religiões. No tempo em que foi publicado, o caderno sobre o cristianismo trouxe ao seu autor dissabor bastante para o fazer deixar Portugal e partir para o Brasil. Hoje, a heterodoxia de Agostinho acerca do cristianismo parece inofensiva. Todavia, perguntamo-nos se o caderno sobre o islamismo não teria hoje uma repercussão expressiva, que não teve na época em que foi publicado, atendendo às dificul­dades da relação entre o Islão e o Ocidente, nos nossos dias. Este estudo revisita os dois cadernos de Agostinho da Silva, com as inquietações do mundo actual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Leonor L. O. Xavier, Universidade de Lisboa

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde realizou a Licenciatura em Filosofia (I 981), o Mestrado (1986) e o Doutoramento (1994), na área de História da Filosofia Medieval, e onde tem leccionado, entre outras, a disciplina de Filosofia Medieval, bem como seminários do Mestrado de Filosofia em Portugal; é membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e da Sociedade Internacional para o Estudo da Filosofia Medieval (SIEPM); tem escrito múltiplos estudos no âmbito da confluência da filosofia e do cristianismo na história do pensamento ocidental, entre os quais, Razão e Ser. Três Questões de Ontologia em Santo Anselmo (FCG-FCT, 1999), Questões de Filosofia na Idade Média (Colibri, no prelo), «O Cristianismo e a Filosofia Ocidental: caminhos cruzados» (2001), e «Uma profilaxia antidogmáti­ca. A Teoria da Crença, de Joaquim Braga» (no prelo).

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Leonor L. O. Xavier, M. (2007). Agostinho da Silva e as interrogações do tempo que urge . Convergência Lusíada, 21(23), 259-271. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/615