Como "cada momento do mundo é mais rico e complexo do que o anterior": Agostinho da Silva e Henri Bergson

  • Magda Costa Carvalho Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Agostinho da Silva, Henri Bergson, Física, Biologia, Espírito, Criação, Homem

Resumo

O artigo pretende relacionar o pensamento de Agostinho da Silva com a filosofia de Henri Bergson, tendo em conta que a obra do autor francês consistiu numa das mais lidas por Leonardo Coimbra e pela geração dos seus discípulos. Agostinho da Silva não foi pro­priamente um discípulo do ideário leonardino e, consequentemente, é certo que as suas reflexões não foram tão permeáveis às teses bergsonianas como aconteceu com outros nomes da filosofia portuguesa contemporânea. Porém, tendo estudado em Paris no início dos anos 30, Agostinho teve com certeza um contacto directo com a grande repercussão filosófica da obra do pensador francês. Ainda que defenda um modelo essencialmente físico de leitura do real- ao contrário da orientação biológica de Bergson-, é possível en­contrar algumas afinidades entre os dois, nomeadamente no desenvolvimento de alguns dos principais conceitos que orientam as suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Costa Carvalho, Universidade de Lisboa

Licenciou-se em Filosofia (Ramo de Formação Educacional) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2000. No ano seguinte, começou a leccionar na Universidade dos Açores, tendo apresentado a esta Instituição, em 2003, provas académicas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, com uma tese sobre "O conceito de natureza em Antero de Quental" e uma lição subordinada ao tema "As noções de Verdade e de Justiça no pensamento positivista de Manuel de Arriaga''. Nos últimos anos, tem vindo a ocupar-se das disciplinas de Filosofia Moderna e de Filosofia em Portugal e encontra-se presentemente a preparar o douto­ramento acerca do conceito de "natureza" no evolucionismo de Henri Bergson. Para além de artigos em diversas revistas, publicou em 2006 a obra A natureza em Antero de Quental: o projecto de uma «metafisica positiva», uma edição da Imprensa Nacional -Casa da Moeda.

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Costa Carvalho, M. (2007). Como "cada momento do mundo é mais rico e complexo do que o anterior": Agostinho da Silva e Henri Bergson. Convergência Lusíada, 21(23), 232-243. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/612