Deus e liberdade em Agostinho da Silva

Autores

  • José Santiago Naud Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Dogma, Cosmos, Dialética, Criança, Pedagogia

Resumo

Relativamente a Deus, o pensamento de Agostinho da Silva não se circunscreve ao dogma nem ao niilismo racionalista, mas centra-se no sopro cósmico e no criativo imaginário humano. Eis uma noção do absoluto consubstancial à divindade. Assim, a relação exis­tente/não-existente ou visível/invisível não furta ao mistério a sua fatia nem cega o fio da razão. Essa dialética, menos hegeliana que platônica, põe a questão de Deus e Liberdade desvelando a semântica. A generosa complexidade de suas noções informa o exercício da pedagogia fecunda que distingue o autor entre os melhores pensadores da filosofia por­tuguesa, repleta de inteligência criativa e comportamento ético. Será a conjunção perfeita entre a cosmologia e as intuições da fé, que na força do Amor, segundo Dante, "move o Sol e as outras estrelas"; confirma-o sua própria visão do futuro, "o reinado da criança e a sacralização dos animais e de Lodo o resto".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Santiago Naud, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Natural da região missioneira do Rio Grande do Sul, graduou-se em Clássicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal, Porto Alegre. Professor no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e pri­meiro diretor do Instituto Estadual do Livro, teve em 1958 o primeiro encontro com Agostinho da Silva, de quem publicou a primeira edição de Um Fernando Pessoa, nos Cadernos do Rio Grande. Professor pioneiro de Brasília em 1960, integrou o corpo docente fundador da UnB, reencontrando em 1962 o mestre, com quem trabalhou no Centro Brasileiro de Estudos Portugueses (CBEP). A partir de 1966, lecionou em Yale, UCLA e outras uni­versidades norte-americanas ou européias. Então foi contratado pelo ltamaraty para dirigir o CEB/Centro de Estudos Brasileiros, na América Latina (sucessivamente, Bolívia, Argentina, Panamá e México). Poeta e ensaísta, tem dezenas de títulos publicados. Aposentado pela UnB, em 1992, reside em Brasília.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Santiago Naud, J. (2007). Deus e liberdade em Agostinho da Silva . Convergência Lusíada, 21(23), 228–231. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/611