Teologia e mitopoiética da história em Agostinho da Silva

  • Isaque Pereira de Carvalho Universidade de Brasilia (UNB)
Palavras-chave: Deus, Homem, Espírito, História, Mito, Presente Plenificado

Resumo

É intenção deste artigo proceder a uma reflexão sobre as concepções de Agostinho da Silva acerca de Deus, homem e das suas íntimas e recíprocas comutações, buscando captar a percepção do pensador luso-brasileiro a respeito do movimento histórico em sua dinâmi­ca com a revelação/inspiração do Espírito, atentando para uma sutil e tácita intuição de uma filosofia da história que, pretendendo promover a fusão dos opostos-complementa­res e superar a separação entre sujeito e objeto, abriria uma via de encontro entre mito e história ou entre o sagrado e o profano, culminando com a conjectura de uma apoteótica realização de Deus no homem histórico e também o inverso, ou seja, do homem na di­vindade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaque Pereira de Carvalho, Universidade de Brasilia (UNB)

Licenciado pela Universidade de Brasilia na área de História e mestre em Filosofia em Portugal pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese Divino-Humana Semelhança: A Idéia de Liberdade em Agostinho da Silva.

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Pereira de Carvalho, I. . (2007). Teologia e mitopoiética da história em Agostinho da Silva. Convergência Lusíada, 21(23), 159-169. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/606