Agostinho da Silva e os Titãs

  • António Telmo Universidade de Brasília
Palavras-chave: Titanismo, Infantilismo, Vida Poética

Resumo

O mundo em que vivemos, o mundo como Agostinho da Silva o conheceu, está marcado pelo titanismo (das construções em altura das grandes cidades do mundo, dos vôos de metal cruzando os espaços, da comunicação das palavras e dos números vencendo enor­mes distâncias, da multidão inumerável dos automóveis etc.) e o infantilismo (patente no modo como os telemóveis, a televisão, os computadores, a internet, o futebol se tornam os mais comuns e gozosos entretenimentos da humanidade). Agostinho da Silva perante o espectáculo de um mundo em descida para o abismo continuava excepcionalmente a confiar nos homens e nas mulheres que incitava à valentia, esperança e crença que só o bem poderia estar no fim. Distinguindo-se das posições correntemente tomadas perante a fase actual do evoluir histórico, afirma que tudo depende da decisão do homem, que pode utilizar a tecnologia e a electrónica para ganhar o ócio, que é o pedaço de liberdade que o homem herdou do Paraíso. A sua filosofia poética é um Manifesto Contra o Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Telmo, Universidade de Brasília

António Telmo (n. 1927), Professor e Filósofo, tem-se dedicado a estudos de sociologia e simbolismo ao lon­go de toda a sua vida, sendo um dos continuadores do movimento da Filosofia Portuguesa fundado por Álvaro Ribeiro. Viveu no Brasil, onde ensinou na Universidade de Brasília e onde ouviu quotidianamente Agostinho da Silva. Além destas duas grandes figuras, também conviveu com o filósofo José Marinho.

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Telmo, A. (2007). Agostinho da Silva e os Titãs. Convergência Lusíada, 21(23), 63-67. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/598