Pequenas palavras e outras formas de resistência em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a542Palavras-chave:
Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Gonçalo M. Tavares, silêncio do vazio, indizível, Literatura PortuguesaResumo
Recorrendo a uma escrita seca e fragmentária, Gonçalo M. Tavares, em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, combina palavras com outros códigos simbólicos (números, pontos, traços) e, no vão entre essas ligações raras, faz com que o silêncio e o vazio, e de modo especial, formas de “silêncio do vazio” expressem o indizível e o inefável. Essa presença confirma o esforço de recriação da escrita literária nesse contexto de crise e de desumanização da linguagem. A partir do encontro das personagens protagonistas desse romance com Agam Josh, o artista, discute-se a possibilidade do “silêncio do vazio” poder oferecer resistência ao eco das palavras e à superficialidade do quotidiano ao dizer o indizível. Para tanto, as referências amparam-se em Paz (2012), Tofalini (2020) e nos escritos de Gonçalo M. Tavares.
Downloads
Referências
KOVADLOFF, Santiago. O silêncio primordial. Tradução: Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PERCEBER, In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/perceber. Acesso em: 7 de abr. 2023.
TAVARES, Gonçalo M. A perna esquerda de Paris seguido de Roland Barthes e Robert Musil. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2004a.
TAVARES, Gonçalo M. O senhor Brecht. Lisboa: Editorial Caminho, 2004b.
TAVARES, Gonçalo M. 1. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
TAVARES, Gonçalo M. O senhor Swedenborg e as investigações geométricas. Lisboa: Editoral Caminho, 2009.
TAVARES, Gonçalo M. Breves notas sobre as ligações (Llansol, Molder e Zambrano). Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2012.
TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Lisboa: Editorial Caminho, 2013.
TAVARES, Gonçalo M. Uma menina está perdida no século a procura de seu pai. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
TAVARES, Gonçalo M. Breves notas sobre a Literatura-Bloom: dicionário literário. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2018.
TAVARES, Gonçalo M. Investigações. Novalis. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2020a.
TAVARES, Gonçalo M. Literatura, imaginação e realidade. In: FRANCO, José Eduardo; CAETANO, João Relvão (Org.) Globalização como problema: temas de estudos globais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2020b, p. 185-194.
TOFALINI, Luzia A. Berloffa. Silêncios e literatura: construções de sentido em Jerusalém. Maringá: Eduem, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.