Crime e criminosos nas literaturas de língua portuguesa

Palavras-chave: apresentação

Resumo

Apresentação à Convergência Lusíada 47.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeirto (UERJ)

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2019). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Mestra em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Licenciada em Letras pela Universidade Cândido Mendes (2009). Membro do grupo Pesquisas Literárias Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura. Membro associado ao Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pesquisadora da Cátedra Almeida Garrett (UERJ); Pesquisadora vinculada ao projeto Páginas Luso-Brasileiras em Movimento (UFF; RGPL); Colabora com os projetos de investigação "Senhoras do Almanaque" e "Portugueses de Papel" do Grupo de Investigação 6 "Brasil-Portugal: cultura, literatura, memória", do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias. Foi membro da diretoria da ABRAPLIP (Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa), como secretário adjunto no biênio 2018-2019 e tesoureiro no biênio 2020-2021.

Carla Portilho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Letras - Literatura Comparada (2009), Mestre em Letras - Estudos de Literatura (2004) e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (2000) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professora Associada II do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) da UFF. Atua na linha de pesquisa Literatura, História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFF, orientando mestrado e doutorado. Lidera o grupo de pesquisa "Escritos Suspeitos: estudos sobre a narrativa criminal" (CNPq). É autora do livro As herdeiras de Miss Marple e a práxis cotidiana como tática de resistência (2016). Seus principais temas de interesse são narrativas criminais e detetivescas, estudos culturais, estudos americanos, contra-escrituras e memória. Atualmente é diretora do Instituto de Letras da UFF, eleita para o período 2019-2023.

Publicado
2022-08-14
Como Citar
Castro, A., & Portilho, C. (2022). Crime e criminosos nas literaturas de língua portuguesa. Convergência Lusíada, 33(47), 7-11. https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n47a509