De ‘filha da roda’ a ‘bela criatura vigorosa e sadia’: Maria, “A enjeitada”, de Maria Amália Vaz de Carvalho

  • Juliana de Souza Mariano Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Maria Amália Vaz de Carvalho, autoria feminina, literatura portuguesa, século XIX

Resumo

Neste artigo, analisamos “A enjeitada”, de Serões no campo. Trata-se do primeiro livro de narrativas de Maria Amália Vaz de Carvalho, publicado em 1877. Com a análise dessa novela, pretende-se pensar sobre estruturas familiares portuguesas do período, além de compreender um pouco mais a perspectiva da autora acerca de discussões em voga no período, tais como os embates entre Romantismo e Realismo, os papéis sociais das mulheres, o direito à instrução, a luta de classes, a maternidade, o confronto entre razão e sonho, a função da religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Mariano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Juliana de Souza Mariano é doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020), com bolsa Capes e tese sobre as obras de Maria Amália Vaz de Carvalho, Guiomar Torresão e Maria Peregrina de Sousa. Atualmente, é professora substituta de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM). Tem interesse nos seguintes temas: século XIX, prosa de ficção, autoria feminina.

Referências

BARREIRA, Cecília. História das nossas avós: retrato da burguesa em Lisboa. Lisboa: Edições Colibri, 1992.

CARVALHO, Maria Amália. Serões no campo. Lisboa: Typ. Editora Mattos Moreira, 1877.

CUBEIRO, Tiago Manuel Rodrigues. A assistência à infância em Torres Novas: estudo dos subsídios de lactação concedidos pela Câmara Municipal (1873-1910). Coimbra: FL-UC, 2011.

LOPES, Ana Maria Costa. Imagens da mulher na imprensa feminina de oitocentos: percursos de Modernidade. Lisboa: Quimera, 2005.

METCALF, Alida. Ilegítimos. In: SILVA. Maria Beatriz Nizza da. (coordenação). Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, p. 324-325.

PAULINO, Joana Catarina Vieira. “Os Expostos em Números. Uma análise Quantitativa do Abandono Infantil na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1850-1903)”. Atas do IX Encontro Nacional de Estudantes de História. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Biblioteca Digital, 2014, p. 185-215, eBook.

QUEIRÓS, Eça de. Os Maias: episodios da vida romantica. Porto: Livraria Internacional de Ernesto Chardron; Casa Editora Lugan & Genelioux Successores, 1888. - 2 v

VAQUINHAS, Irene. “Senhoras e mulheres” na sociedade portuguesa do século XIX. Lisboa: Edições Colibri, 2000.

VAQUINHAS, Irene. Nem gatas borralheiras, nem bonecas de luxo: as mulheres portuguesas sob o olhar da História (séculos XIX-XX). Lisboa: LivrosHorizonte, 2005.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
de Souza Mariano, J. (2021). De ‘filha da roda’ a ‘bela criatura vigorosa e sadia’: Maria, “A enjeitada”, de Maria Amália Vaz de Carvalho. Convergência Lusíada, 32(45), 139-157. https://doi.org/10.37508/rcl.2021.n45a432