O lado oculto do lusotropicalismo: o legado de Gerald Bender na literatura e pensamento angolanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a376

Palavras-chave:

Gerald Bender, missão divina, lusotropicalismo em Angola, pensamento angolano

Resumo

Pretende-se neste artigo desenvolver a perspectiva de Gerald Bender em relação ao lado oculto da ideologia lusotropicalista em Angola. Para compreender esta posição, torna-se necessário fazer uma incursão através de alguns episódios fundamentais da história de Angola para se apurar quem foram os protagonistas da missão divina de Portugal em Angola e se a colonização portuguesa se constituiu ou não como uma colonização mais fraternal em comparação com outras colonizações europeias. Depois de circunscrever como se desenvolveu a interpenetração cultural em Angola, procurar-se-á determinar o impacto e importância do legado de Gerald Bender na literatura e pensamento angolanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Abraão Martins do Couto, Universidade Nacional de Timor Lorosa’e

Doutor em Filosofia pela Universidade do Minho (UMinho). Possui mestrados em: Filosofia Política, pela Universidade Nova de Lisboa; Mediação Cultural e Literária e em Ensino da Filosofia, ambas pela UMinho. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É professor na Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Timor-Lorosa’e e investigador da UMinho.

Referências

AUGUSTO, António. África lusófona: uma identidade prótese ou mentes colonizadas, O País, 18 nov. 2015.

BENDER, Gerald. Angola sob o domínio português: mito e realidade. 3. ed. Luanda: Mayamba, 2013.

EPIFÂNIO, Renato. A via lusófona III: um novo horizonte para Portugal. Lisboa: Zéfiro, 2017.

HEGEL, Georg. A razão na história: introdução à filosofia da história do universal. Lisboa: Edições 70, 1995.

HENRIQUES, Joana. Racismo em português: o lado esquecido do colonialismo, Público, 9 jun. de 2016. Disponível em: http://acervo.publico.pt/mundo/noticia/racismo-em-portugues-o-lado-esquecido-do-colonialismo-1729856. Acesso em: 11 dez. 2019.

IMBAMBA, José Manuel. Uma nova cultura para mulheres e homens novos: um projeto filosófico para Angola do 3º milénio à luz da filosofia de Battista Mondin. Luanda: Paulinas, 2010.

MATUMONA, Muanamosi. Filosofia africana na linha do tempo: implicações epistemológicas, pedagógicas e práticas de uma ciência moderna. Lisboa: Esfera do Caos, 2011.

SÉNGHOR, Leopold. Liberté III: négritude et civilisation de l’universel. Paris: Seiul, 1977.

TEMPELS, Placide. Bantu philosophy. Paris: Présence Africaine, 1959.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Couto, F. A. M. do. (2020). O lado oculto do lusotropicalismo: o legado de Gerald Bender na literatura e pensamento angolanos. Convergência Lusíada, 31(43), 53–66. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a376