O lado oculto do lusotropicalismo: o legado de Gerald Bender na literatura e pensamento angolanos
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a376Palavras-chave:
Gerald Bender, missão divina, lusotropicalismo em Angola, pensamento angolanoResumo
Pretende-se neste artigo desenvolver a perspectiva de Gerald Bender em relação ao lado oculto da ideologia lusotropicalista em Angola. Para compreender esta posição, torna-se necessário fazer uma incursão através de alguns episódios fundamentais da história de Angola para se apurar quem foram os protagonistas da missão divina de Portugal em Angola e se a colonização portuguesa se constituiu ou não como uma colonização mais fraternal em comparação com outras colonizações europeias. Depois de circunscrever como se desenvolveu a interpenetração cultural em Angola, procurar-se-á determinar o impacto e importância do legado de Gerald Bender na literatura e pensamento angolanos.
Downloads
Referências
AUGUSTO, António. África lusófona: uma identidade prótese ou mentes colonizadas, O País, 18 nov. 2015.
BENDER, Gerald. Angola sob o domínio português: mito e realidade. 3. ed. Luanda: Mayamba, 2013.
EPIFÂNIO, Renato. A via lusófona III: um novo horizonte para Portugal. Lisboa: Zéfiro, 2017.
HEGEL, Georg. A razão na história: introdução à filosofia da história do universal. Lisboa: Edições 70, 1995.
HENRIQUES, Joana. Racismo em português: o lado esquecido do colonialismo, Público, 9 jun. de 2016. Disponível em: http://acervo.publico.pt/mundo/noticia/racismo-em-portugues-o-lado-esquecido-do-colonialismo-1729856. Acesso em: 11 dez. 2019.
IMBAMBA, José Manuel. Uma nova cultura para mulheres e homens novos: um projeto filosófico para Angola do 3º milénio à luz da filosofia de Battista Mondin. Luanda: Paulinas, 2010.
MATUMONA, Muanamosi. Filosofia africana na linha do tempo: implicações epistemológicas, pedagógicas e práticas de uma ciência moderna. Lisboa: Esfera do Caos, 2011.
SÉNGHOR, Leopold. Liberté III: négritude et civilisation de l’universel. Paris: Seiul, 1977.
TEMPELS, Placide. Bantu philosophy. Paris: Présence Africaine, 1959.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.