'Esse cabelo em Luanda, Lisboa, Paraíso': Djaimilia Pereira de Almeida e a experiência do desenraizamento na tentativa de integração

Palavras-chave: autoficção, ficção, literatura contemporânea, Djaimilia Pereira de Almeida

Resumo

O artigo tem por objetivo perceber como os romances Esse cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras, e Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida, tematizam a experiência do preconceito racial em Portugal na década de 1980, após a independência de Angola e do término da ditadura salazarista. Através da escrita autoficcional, do seu livro de estreia, e da ficcional de sua segunda publicação, será observado de que forma a intertextualidade realizada pela autora, entre os seus dois livros e com outras obras, se processou na tematização das perdas de utopias, que culminarão na revisão de discursos políticos que foram processados em Portugal e na África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Sueli Rosa Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora da área de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Referências

AGUALUSA, José Eduardo. De princesa a bruxa, O Globo, Rio de Janeiro, p. 6, 25 jan. 2020. Segundo Caderno.

ALMEIDA, Djaimilia Pereira. Esse cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

ALMEIDA, Djaimilia Pereira Luanda, Lisboa, Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CHAVES, Rita. A formação do romance angolano: entre intenções e gestos. São Paulo: Via Atlântica, 1999.

FERREIRA, Eduardo de Sousa. O fim de uma era: o colonialismo português em África. Lisboa: Sá da Costa, 1974.

GABRIEL, Ruan de Sousa. Romance “envolvente” dá a Djaimilia o Oceanos 2019, O Globo, Rio de Janeiro, p. 4, 6 dez. 2019a. Segundo Caderno.

GABRIEL, Ruan de Sousa. Finalista do Oceanos, escritora portuguesa se inspira em Cartola, O Globo, Rio de Janeiro, p. 6, 5 dez. 2019b. Segundo Caderno.

GRIMAL, Pierre. Dicionário da mitologia grega e romana. Tradução Victor Jabouille. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LUGARINHO, Mário César. Paradigmas confrontados: algumas masculinidades nas literaturas africanas de língua portuguesa, Metamorfoses, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 141-151, 2017.

PAULO, Heloísa. Aqui também é Portugal: a colónia portuguesa do Brasil e o salazarismo. Coimbra: Quarteto, 2000.

PEPETELA. O tímido e as mulheres. São Paulo: Leya, 2014.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SARAIVA, José Hermano. História concisa de Portugal. 20 ed. Sintra: Europa-América, 1999.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Publicado
2020-04-30
Como Citar
Lima, N. S. R. (2020). ’Esse cabelo em Luanda, Lisboa, Paraíso’: Djaimilia Pereira de Almeida e a experiência do desenraizamento na tentativa de integração. Convergência Lusíada, 31(43), 12-24. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a375