Lereno Selinuntino e Glauceste Satúrnio: presença de lirismo pastoril e alvinegro no Arcadismo luso-brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a374

Palavras-chave:

poesia árcade, Lereno, Glauceste, bucolismo, voz afro-brasileira

Resumo

Neste artigo, propõe-se a leitura comparativa entre alguns poemas de Domingos Caldas Barbosa, o pastor Lereno Selinuntino, e de Cláudio Manuel da Costa, de nome pastoril Glauceste Satúrnio, considerando que ambos pertenceram ao movimento literário do Arcadismo e quanto à estética, à temática e à erudição na voz os poetas pastores se assemelham quando deixam vazar o lirismo amoroso usando elementos bucólicos, característicos da poética árcade; entretanto, além da voz poética arcádica de Lereno, considera-se a voz que assume sua identidade negra e se distingue dos poetas árcades pela inovação no fazer poético marcado na fluidez do lirismo que passa a ser vazado na voz afro-brasileira, cantando a modinha e o lundu, ao trazerem expressões tanto da linguagem popular brasileira quanto marcas da oralidade africana.

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Biografia do Autor

Tânia de Assis Silva, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Araraquara

É pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PGELi) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), onde desenvolve a pesquisa que tem como base um estudo comparativo entre os poetas Camões e Cláudio Manuel da Costa pelo viés do bucolismo clássico que ressoa na poesia árcade, neoclássica brasileira.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Silva, T. de A. (2020). Lereno Selinuntino e Glauceste Satúrnio: presença de lirismo pastoril e alvinegro no Arcadismo luso-brasileiro . Convergência Lusíada, 31(43), 112–127. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a374