A teorização da memória em Coração andarilho, de Nélida Piñon, e em As pequenas memórias, de José Saramago

  • Ana Cristina Steffen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Escrita memorialística, Memória, Nélida Pinõn, José Saramago

Resumo

Este trabalho propõe um estudo das obras Coração andarilho, de Nélida Piñon, e As pequenas memórias, de José Saramago. Ambos os autores, além da narrativa dos seus primeiros anos de vida, levantam uma série de questionamentos sobre a memória em si mesma: seus esquecimentos, falhas, invenções. Com isso, tanto Saramago quanto Piñon acabam por realizar uma teorização sobre a memória. Assim sendo, o objetivo central desta pesquisa é mostrar de que forma isso se realiza, usando os postulados de Aleida Assmann, principalmente, e também de Iván Izquierdo. Além disso, também foram utilizadas algumas definições acerca do que é uma teoria propriamente dita, visando expor de que forma ela se constrói, ainda que de diferentes maneiras, nas obras da escritora brasileira e do escritor português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Steffen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Ana Cristina Steffen é licenciada em Letras - Língua Portuguesa e respectivas Literaturas (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Teoria da Literatura (2019) pela mesma universidade, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, doutoranda em Teoria da Literatura também pela PUCRS, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução Paulo Soethe. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.

INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS DE LEXICOGRAFIA. Pequeno dicionário Houaiss de lexicografia. São Paulo: Moderna, 2015.

IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KAPLAN, Abraham. A conduta na pesquisa: metodologia para as ciências do comportamento. Tradução Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: E.P.U.; EDUSP, 1975.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PIÑON, Nélida. Coração andarilho. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SARAMAGO, José. As pequenas memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Steffen, A. C. (2021). A teorização da memória em Coração andarilho, de Nélida Piñon, e em As pequenas memórias, de José Saramago. Convergência Lusíada, 32(45), 181-197. https://doi.org/10.37508/rcl.2021.n45a371