Cartografias lusitanas de Cecília Meireles: trajetos de viajante e observações de cronista

  • Karla Renata Mendes Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Cecília Meireles, crônica de viagem, Portugal.

Resumo

Cecília Meireles é reconhecida por sua obra poética, sendo destacada como um dos principais nomes da poesia brasileira. Todavia, a autora possui também uma vasta produção em prosa. O presente artigo se propõe investigar uma das vertentes da crônica ceciliana — os relatos de viagem. Trata-se de textos que revelam uma Cecília Meireles viajante pelos mais diferentes lugares do mundo, em contato com diferentes culturas e descrevendo sua percepção desses espaços e experiências. Assim, procura-se evidenciar como se dá a construção do relato de viagem ceciliano em uma crônica sobre Portugal, analisando aspectos dessa vivência que perpassam por um olhar subjetivo e particular da paisagem observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Renata Mendes, Universidade Federal de Alagoas

Docente da área de Literatura, no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. É Doutora em Letras com a tese intitulada “Navegando em mares lusitanos: diálogos transatlânticos entre Cecília Meireles e Portugal” defendida na Universidade Federal do Paraná com período de bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e Graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Referências

BOSI, Alfredo. Em torno da poesia de Cecília Meireles. In: GOUVÊA, Leila V. B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas: Fapesp, 2007.

CORBIN, Alain. Território vazio. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GOUVÊA, Leila V. B. Cecília em Portugal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

______. Pensamento e “lirismo puro” na poesia de Cecília Meireles. São Paulo: Edusp, 2008.

GOUVEIA, Margarida Maia. Cecília Meireles – uma poética do “eterno instante”. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2002.

______. “As viagens de Cecília Meireles”. In: GOUVÊA, Leila V.B, (org.) Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas; Fapesp, 2007.

IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade – Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

MEIRELES, Cecília. Crônicas de viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. v. 2.

______. Episódio humano. Rio de Janeiro: Desiderata: Batel, 2007.

SANCHES NETO, Miguel. “Cecília Meireles e o tempo inteiriço” In: MEIRELES, Cecília.Poesia completa. vol.1. Org. Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

TODOROV, Tzvetvan. “A viagem e seu relato”. In: Revista de Letras, v. 39, n.1, p. 13-24, São Paulo: Unesp, 1999.

Publicado
2019-07-11
Como Citar
Mendes, K. R. (2019). Cartografias lusitanas de Cecília Meireles: trajetos de viajante e observações de cronista. Convergência Lusíada, 30(41), 71-82. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a283