Cartografias lusitanas de Cecília Meireles: trajetos de viajante e observações de cronista
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a283Palavras-chave:
Cecília Meireles, crônica de viagem, Portugal.Resumo
Cecília Meireles é reconhecida por sua obra poética, sendo destacada como um dos principais nomes da poesia brasileira. Todavia, a autora possui também uma vasta produção em prosa. O presente artigo se propõe investigar uma das vertentes da crônica ceciliana — os relatos de viagem. Trata-se de textos que revelam uma Cecília Meireles viajante pelos mais diferentes lugares do mundo, em contato com diferentes culturas e descrevendo sua percepção desses espaços e experiências. Assim, procura-se evidenciar como se dá a construção do relato de viagem ceciliano em uma crônica sobre Portugal, analisando aspectos dessa vivência que perpassam por um olhar subjetivo e particular da paisagem observada.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Em torno da poesia de Cecília Meireles. In: GOUVÊA, Leila V. B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas: Fapesp, 2007.
CORBIN, Alain. Território vazio. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOUVÊA, Leila V. B. Cecília em Portugal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
______. Pensamento e “lirismo puro” na poesia de Cecília Meireles. São Paulo: Edusp, 2008.
GOUVEIA, Margarida Maia. Cecília Meireles – uma poética do “eterno instante”. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2002.
______. “As viagens de Cecília Meireles”. In: GOUVÊA, Leila V.B, (org.) Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas; Fapesp, 2007.
IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade – Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MEIRELES, Cecília. Crônicas de viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. v. 2.
______. Episódio humano. Rio de Janeiro: Desiderata: Batel, 2007.
SANCHES NETO, Miguel. “Cecília Meireles e o tempo inteiriço” In: MEIRELES, Cecília.Poesia completa. vol.1. Org. Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
TODOROV, Tzvetvan. “A viagem e seu relato”. In: Revista de Letras, v. 39, n.1, p. 13-24, São Paulo: Unesp, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.