Revendo a cidade pelos olhos das crianças: “O passeio”, de João Carrascoza

Palavras-chave: João Anzanello Carrascoza, conto brasileiro contemporâneo, cidade e alma.

Resumo

Este artigo propõe a análise crítica do conto “O passeio”, que integra o livro Aquela água toda (2018), de João Carrascoza, buscando destacar a relação que as personagens infantis estabelecem com o espaço urbano — uma relação decisivamente marcada pela capacidade de rever a cidade com disposição afetiva e imaginação. Para tanto, busca-se apoio teórico nas reflexões do filósofo James Hillman em torno da importância psicológica dos lugares e da necessidade da criação permanente de novas percepções para que se mantenha viva a alma da cidade. Por fim, faz-se um breve contraponto com o texto “São Paulo”, de Marcílio Castro, procurando vincular a lição perceptiva das crianças à observação adulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascoal Farinaccio, Universidade Federal Fluminense

Pascoal Farinaccio é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com pós-doutorado pela Università di Bologna. Professor de literatura brasileira na UFF, publicou diversos artigos em revistas acadêmicas e os livros Serafim Ponte Grande e as Dificuldades da Crítica Literária (Ateliê Editorial, 2001), Oswald Glauber: Arte, Povo, Revolução (EdUFF, 2012) e A Casa, a Nostalgia e o Pó: A Significação dos Ambientes e das Coisas nas Imagens da Literatura e do Cinema: Lampedusa, Visconti e Cornélio Penna (Relicário, 2019).

 

Referências

ANDRADE, Oswald de. Pau-Brasil. 5. ed. São Paulo: Globo, 1991.

CARRASCOZA, João Anzanello. O Passeio. In: _____. Aquela água toda. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

CASTRO, Marcílio França. São Paulo. In: ______. Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

HILLMAN, James. Città e anima. In: _____. Politica della bellezza: a cura di Francesco Donfrancesco. Traduzione: Paola Donfrancesco. Bergamo: Moretti & Vitali, 1999.

______. L’Anima dei luoghi: conversazione con Carlo Truppi. Milano: Rizzoli, 2004.

______. Anima mundi: o retorno da alma ao mundo. In: O pensamento do coração e a alma do mundo. Tradução: Gustavo Barcellos. Campinas: Verus, 2010.

KAST, Verena. A alma precisa de tempo. Tradução: Markus A. Heidiger. Petrópolis: Vozes, 2016.

Publicado
2019-07-11
Como Citar
Farinaccio, P. (2019). Revendo a cidade pelos olhos das crianças: “O passeio”, de João Carrascoza. Convergência Lusíada, 30(41), 110-120. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a282