Remetentes e destinatários: “Caríssimo Jorge”, “Querida Sophia”

  • Lucas Laurentino de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: correspondência, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, testemunho.

Resumo

Este artigo procura traçar um fio entre a correspondência trocada pelos poetas portugueses Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen e seus poemas, cujos títulos carregam a palavra “carta”, tais como “Carta aos meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya” e “Carta aos amigos mortos”. Com isso, pretende-se refletir sobre as implicações que decorrem da mescla de gêneros praticada pelos autores e como ela oferece uma visão testemunhal e crítica a respeito do presente dos poetas e suas relações com a censura, a repressão e as incertezas de um mundo porvir.

correspondência; Jorge de Sena; Sophia de Mello Breyner Andresen; testemunho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Laurentino de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lucas Laurentino de Oliveira é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) na mesma universidade. Desenvolve pesquisa sobre interlocuções entre a obra de Jorge de Sena e a filosofia de Hannah Arendt.

Publicado
2019-03-25
Como Citar
Oliveira, L. L. de. (2019). Remetentes e destinatários: “Caríssimo Jorge”, “Querida Sophia”. Convergência Lusíada, 29(40), 68-85. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/276