Remetentes e destinatários: “Caríssimo Jorge”, “Querida Sophia”
Palavras-chave:
correspondência, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, testemunho.Resumo
Este artigo procura traçar um fio entre a correspondência trocada pelos poetas portugueses Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen e seus poemas, cujos títulos carregam a palavra “carta”, tais como “Carta aos meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya” e “Carta aos amigos mortos”. Com isso, pretende-se refletir sobre as implicações que decorrem da mescla de gêneros praticada pelos autores e como ela oferece uma visão testemunhal e crítica a respeito do presente dos poetas e suas relações com a censura, a repressão e as incertezas de um mundo porvir.
correspondência; Jorge de Sena; Sophia de Mello Breyner Andresen; testemunho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.