'Memórias' [e paixões] 'de um doido': desatinos amorosos no romance de A. P. Lopes de Mendonça

  • Julianna Bonfim Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)
Palavras-chave: Romantismo, A. P. Lopes de Mendonça, Oitocentismo, amor romântico.

Resumo

As relações amorosas nas Memórias de um doido, de A. P. Lopes de Mendonça, são exemplares do sentimento romântico, com os encontros e desencontros, as decepções e as paixões avassaladoras. O romance narra a trajetória de um jovem rapaz que sonha em ter sua escrita reconhecida. Inadaptado na sociedade em que vive, ele passa por três episódios amorosos frustrados – com três mulheres de personalidades muito diversas –, o que o distancia ainda mais tanto da carreira de poeta quanto da tão sonhada plenitude amorosa. Com seu talento para os temas políticos, Lopes de Mendonça cria um romance em que a desilusão amorosa e a crítica social, sobretudo às aparências, figuram como temas principais. A obra foi considerada por muitos estudiosos um texto biográfico. E levando-se em conta que Mendonça passou os últimos cinco anos de sua vida (1860-1865) internado no Hospital de Rilhafoles, o livro, cuja última versão é de 1859 – soa quase premonitório. Os amores desse “doido” são o objeto de estudo deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianna Bonfim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)

Julianna Bonfim é doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com pesquisa sobre a obra de A. P. Lopes de Mendonça. Mestra em Literatura Portuguesa pela Uerj, com dissertação sobre os aspectos políticos da obra As recordações de Itália, de A. P. Lopes de Mendonça (2013). Licenciada e bacharel em Letras (Português/Literaturas) pela Uerj (2010).

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Bonfim, J. (2018). ’Memórias’ [e paixões] ’de um doido’: desatinos amorosos no romance de A. P. Lopes de Mendonça. Convergência Lusíada, 29(39), 189-208. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/252