“He preciso ceder a nosso destino”: amores impossíveis em quatro obras de autoria feminina do século XIX

  • Elen Biguelini Universidade de Coimbra
Palavras-chave: história das mulheres, mulheres que escrevem, século XIX, Portugal, Maria Peregrina de Sousa.

Resumo

O amor foi uma temática frequente em textos de autoria feminina durante o século XIX. Nos romances Lord Clifton, ou a Providência, de C. E. da C. G; História georgiana, ou A constância, de huma sua nacional; Lindoro e Palmira, ou Os amantes perseguidos, de Maria Clara Junior; e o folhetim Zulima, ou a cruz d’oiro, de Maria Peregrina de Sousa, o amor aparece como algo impossível. Nestes quatro textos, suas autoras descrevem diferentes impossibilidades ao sentimento amoroso. Maria Peregrina de Sousa, em seu folhetim que exalta a glória católica, os heróis e heroínas são separados devido a sua religião. Já em Lindoro e Palmira é a família, nomeadamente o pai, que não permite o casamento dos dois amantes. A questão da escolha do parceiro tornava-se mais frequente em meio às casas portuguesas da primeira metade do século XIX, sendo que o casamento por amor começava a ser a norma não apenas nos romances; assim, o pequeno romance de Maria Clara Junior apresenta a escolha dos amantes como a mais correta união. Lord Clifton e a História georgiana, por sua vez, demonstram a impossibilidade do amor pela distância, além da escolha paterna. Lord Clifton, no entanto, apresenta a história de um homem que embora tenha casado com a mulher que amava, foi separado desta, que faleceu. Ele descobre um novo amor na jovem Sara, que desconhece ser sua filha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Biguelini, Universidade de Coimbra

Elen Biguelini é bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (2009) e bacharel em Design (habilitação em Moda) pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008), mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra (2012), com a dissertação de mestrado Uma união de mentes: casamento e educação das mulheres na obra de Jane Austen e Elizabeth Inchbald, e doutora em Altos Estudos em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2017).

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Biguelini, E. (2018). “He preciso ceder a nosso destino”: amores impossíveis em quatro obras de autoria feminina do século XIX. Convergência Lusíada, 29(39), 164-174. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/250