A ficção amorosa entre Florbela Espanca e António Guimarães (1920-1925)

  • Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Rodrigo Santos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Palavras-chave: correspondência amorosa, literatura portuguesa, Florbela Espanca, autobiografia.

Resumo

A literatura ocidental há muito se ocupa da escrita de si. Tal interesse, intensificado a partir da segunda metade do século XX, vem proporcionando novos estudos de gêneros como diários e cartas. Presentes no cotidiano ocidental desde a era vitoriana, as cartas proporcionaram desde a socialização, comunicação e contabilidade dos sujeitos ao relacionamento amoroso. Foi através das cartas que muitos casais tiveram contato pela primeira vez, e muitos se mantiveram assim até o casamento. As cartas de amor exerceram papel importante na vida dos casais burgueses, eram o refúgio do eu, o local de segredo, das confissões e testemunho. Tomando como fundamento a correspondência como este espaço tanto testemunhal quanto poético, ou seja, literário, pretende-se examinar como Florbela Espanca em sua correspondência amorosa (1920-1925) não apenas “deita as cartas de sua vida”, mas “amplia a ficção amorosa” em torno do romance com António Guimarães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento é doutora (2011) e mestre (2005) em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); licenciada em Letras (UFRN) e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Rodrigo Santos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Rodrigo Santos de Oliveira é professor-adjunto dos cursos de licenciatura e bacharelado da FURG. Editor da revista Historiæ (FURG); doutor em História pela PUCRS (2009).

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Nascimento, M. V. O. do, & Oliveira, R. S. de. (2018). A ficção amorosa entre Florbela Espanca e António Guimarães (1920-1925). Convergência Lusíada, 29(39), 123-139. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/247