'Eurico, o presbítero', de Alexandre Herculano: o amor impossível num romance histórico-trágico-passional
Palavras-chave:
tema recorrente, literatura romântica portuguesa, vertente trágico-passional, romance histórico herculaniano, Eurico, o presbítero.Resumo
Na condição de fenômeno da arte verbal, eventualmente vinculado a gêneros e movimentos como o Romantismo, o tema recorrente revela a essência de toda uma produção escrita, bem assim a personalidade ideativa de seus autores, o que podemos verificar no caso dos Amores impossíveis na literatura portuguesa, tópico exemplificado, conforme demonstramos neste artigo de diálogo comparativo, por uma narrativa histórica e trágico-passional do romântico luso Alexandre Herculano, qual seja, Eurico, o presbítero(1844), romance em que o mencionado tema persevera enquanto ideia central, explicitada no capítulo XVIII, sugestivamente intitulado “Impossível”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.