'Eurico, o presbítero', de Alexandre Herculano: o amor impossível num romance histórico-trágico-passional

  • Hugo Lenes Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
Palavras-chave: tema recorrente, literatura romântica portuguesa, vertente trágico-passional, romance histórico herculaniano, Eurico, o presbítero.

Resumo

Na condição de fenômeno da arte verbal, eventualmente vinculado a gêneros e movimentos como o Romantismo, o tema recorrente revela a essência de toda uma produção escrita, bem assim a personalidade ideativa de seus autores, o que podemos verificar no caso dos Amores impossíveis na literatura portuguesa, tópico exemplificado, conforme demonstramos neste artigo de diálogo comparativo, por uma narrativa histórica e trágico-passional do romântico luso Alexandre Herculano, qual seja, Eurico, o presbítero(1844), romance em que o mencionado tema persevera enquanto ideia central, explicitada no capítulo XVIII, sugestivamente intitulado “Impossível”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Lenes Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Hugo Lenes Menezes é professor titular do Instituto Federal do Piauí, graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); aperfeiçoado pelo Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias (Cavilam) de Vichy, França; especializado em Língua Portuguesa pela UFPI; mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio pós-doutoral em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Menezes, H. L. (2018). ’Eurico, o presbítero’, de Alexandre Herculano: o amor impossível num romance histórico-trágico-passional. Convergência Lusíada, 29(39), 88-104. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/245