O amor como impossibilidade: desejo e(m) escrita com Mariana

  • Luís Maffei Universidade Federal Fluminense (UFF) / CNPq
Palavras-chave: Cartas portuguesas, estrangeiridade, Camões, desejo, escrita.

Resumo

As Cartas portuguesas, escritas no final do século XVII, exigem do leitor uma mirada entre o literal e o literário. Ao ficcionar o amor impossível entre uma freira portuguesa e um militar francês, as cinco cartas, cheias de um discurso amoroso que vai da intensidade ao desespero, podem ser lidas no trânsito entre duas línguas, além de possuírem várias possíveis afinidades tensas, como a que pode ser provocada em perspectiva à poesia de Camões. A impossibilidade do amor que as cartas dramatizam chega a outra impossibilidade, que é a determinação da origem do texto, que acaba por ser, em virtude de sua incerteza autoral, uma insuperável flutuação, uma quase metáfora do desejo em estado de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Maffei, Universidade Federal Fluminense (UFF) / CNPq

Luís Maffei é professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense; graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1999); mestre (2003) e doutor (2007) em Literatura Portuguesa pela UFRJ. É poeta e ensaísta.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Maffei, L. (2018). O amor como impossibilidade: desejo e(m) escrita com Mariana. Convergência Lusíada, 29(39), 35-52. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/242