“A trepadeira submersa”: amores impossíveis na poética de David Mourão-Ferreira

  • Teresa Cristina Cerdeira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) /CNPq
Palavras-chave: erotismo, David Mourão-Ferreira, “A trepadeira submersa”, ideologia, poder.

Resumo

No contexto dos amores impossíveis, caberia inferir também a existência de amores impossibilitados por uma ótica ideológica opressora que condena a sexualidade heterodoxa (neste caso feminina) por ser ela um agente transgressor dos princípios que produzem uma sociedade renovada pela reprodução funcional. O conto de David Mourão-Ferreira – “A trepadeira submersa” – é um modelo de strip-tease textual, como o caracterizou Eduardo Prado Coelho, pelo uso de uma estratégia de desvelamento que se cumpre na estrutura significante e na revelação do significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Cerdeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) /CNPq

Teresa Cristina Cerdeira é professora titular de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui graduação em Letras (Português Literaturas) pela UFRJ (1972), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (1979), mestrado em Littérature Comparée – Université de Toulouse II – Le Mirail (1974) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela UFRJ (1987).

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Cerdeira, T. C. (2018). “A trepadeira submersa”: amores impossíveis na poética de David Mourão-Ferreira. Convergência Lusíada, 29(39), 7-14. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/240