O casamento da música e da poesia no Cancioneiro de Resende
Resumo
Inicialmente proferido para comemorar o quinto centenário do Cancioneiro geral de Garcia de Resende, na Jornada 500 anos do CGGR/USP, em 2016, o presente artigo pretende refutar o juízo de que haja um divórcio entre a letra e a música na maioria qualificada das trovas aí compiladas.Downloads
Referências
ANGLÉS, Higino. La musica en la corte de Carlos V. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Instituto Espanhol de Musicologia, 1944.
BARBIERI, Francisco Asenjo (Transcrição e comentários.). Cancionero musical de los siglos XV y XVI. Madrid: Tipografía de los Huérfanos, 1890. 3 v.
CABANAS, María Isabel Morán. Traje, gentileza e poesia. moda e vestimenta no Cancioneiro geral de Garcia de Resende. Lisboa: Estampa, 2001.
COSTA, João Paulo Oliveira e. D. Manuel I. 1469-1521: um príncipe do Renascimento. Lisboa: Círculo de Leitores, 2005.
DANTE, Alighieri. De vulgari eloquentia. Milano: Mondadori, 2007.
DIAS, Aida Fernanda. O Cancioneiro geral e a prosa peninsular de Quatrocentos. Contatos e Sobrevivências, Coimbra: Almedina, 1978.
______. Cancioneiro geral de Garcia de Resende: a temática. Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998. Volume V.
______ (Org.). Cancioneiro geral de Garcia de Resende. Dicionário (comum, onomástico e toponímico). Lisboa/Maia: IN-CM, 2003. v. VI.
FERREIRA, Manuel Pedro. L’homme armé no Cancioneiro de Resende, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n. 16, p. 261-270, 2005.
LE GENTIL, Pierre. La Poésie lyrique espagnole et portugaise à la fin du Moyen âge: les thèmes, les genres et les formes. Rennes: Plihon, 1949-1952. 2 v.
MOISÉS, Massaud (Org.). Dicionário de literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1981a.
______. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1981b.
MONTEMOR, Jorge. Diana. Trad. Nuno Júdice. Lisboa: Teorema, 2001.
PORTUGAL, Francisco de. Arte de galantaria. Porto: Tipografia de Domingos Barreira, 1943.
RESENDE, Garcia. Cancioneiro geral. Lisboa/Almeirim, Hernão de Campos: 1516 (cópia digital).
______. Cancioneiro geral. Fixação do texto e estudo por Aida Fernanda Dias. Maia: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990-1993. v. I a IV.
______. Cancioneiro geral. Apresentação crítica, seleção, notas, glossário e sugestões para análise literária de Cristina Ribeiro Almeida. Lisboa: Editorial Comunicação, 1991.
RIBEIRO, Mário Sampaio. Uma nota ao “Cancioneiro geral” de Garcia de Resende. As trovas “das pancadas de cantores” lidas por um músico, Separata do v. XXI de Biblos, Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras, Coimbra, 1946.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Camões e a comunidade interliterária luso-castelhana nos séculos XVI e XVII (1572-1648). A lira dourada e a tuba canora: novos ensaios camonianos. Lisboa: Cotovia, 2008.
TOCCO, Valeria. Diogo Brandão: obras poéticas. Lisboa: CNCDP, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Essai de poétique médiévale. Paris: Seuil/Poetique, 1972.
______. Le masque e le lumière. Paris: Seuil/Poetique, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.