O casamento da música e da poesia no Cancioneiro de Resende

  • Marcia Arruda Franco Universidade de São Paulo

Resumo

Inicialmente proferido para comemorar o quinto centenário do Cancioneiro geral de Garcia de Resende, na Jornada 500 anos do CGGR/USP, em 2016, o presente artigo pretende refutar o juízo de que haja um divórcio entre a letra e a música na maioria qualificada das trovas aí compiladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGLÉS, Higino. La musica en la corte de Carlos V. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Instituto Espanhol de Musicologia, 1944.

BARBIERI, Francisco Asenjo (Transcrição e comentários.). Cancionero musical de los siglos XV y XVI. Madrid: Tipografía de los Huérfanos, 1890. 3 v.

CABANAS, María Isabel Morán. Traje, gentileza e poesia. moda e vestimenta no Cancioneiro geral de Garcia de Resende. Lisboa: Estampa, 2001.

COSTA, João Paulo Oliveira e. D. Manuel I. 1469-1521: um príncipe do Renascimento. Lisboa: Círculo de Leitores, 2005.

DANTE, Alighieri. De vulgari eloquentia. Milano: Mondadori, 2007.

DIAS, Aida Fernanda. O Cancioneiro geral e a prosa peninsular de Quatrocentos. Contatos e Sobrevivências, Coimbra: Almedina, 1978.

______. Cancioneiro geral de Garcia de Resende: a temática. Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998. Volume V.

______ (Org.). Cancioneiro geral de Garcia de Resende. Dicionário (comum, onomástico e toponímico). Lisboa/Maia: IN-CM, 2003. v. VI.

FERREIRA, Manuel Pedro. L’homme armé no Cancioneiro de Resende, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n. 16, p. 261-270, 2005.

LE GENTIL, Pierre. La Poésie lyrique espagnole et portugaise à la fin du Moyen âge: les thèmes, les genres et les formes. Rennes: Plihon, 1949-1952. 2 v.

MOISÉS, Massaud (Org.). Dicionário de literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1981a.

______. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1981b.

MONTEMOR, Jorge. Diana. Trad. Nuno Júdice. Lisboa: Teorema, 2001.

PORTUGAL, Francisco de. Arte de galantaria. Porto: Tipografia de Domingos Barreira, 1943.

RESENDE, Garcia. Cancioneiro geral. Lisboa/Almeirim, Hernão de Campos: 1516 (cópia digital).

______. Cancioneiro geral. Fixação do texto e estudo por Aida Fernanda Dias. Maia: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990-1993. v. I a IV.

______. Cancioneiro geral. Apresentação crítica, seleção, notas, glossário e sugestões para análise literária de Cristina Ribeiro Almeida. Lisboa: Editorial Comunicação, 1991.

RIBEIRO, Mário Sampaio. Uma nota ao “Cancioneiro geral” de Garcia de Resende. As trovas “das pancadas de cantores” lidas por um músico, Separata do v. XXI de Biblos, Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras, Coimbra, 1946.

SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Camões e a comunidade interliterária luso-castelhana nos séculos XVI e XVII (1572-1648). A lira dourada e a tuba canora: novos ensaios camonianos. Lisboa: Cotovia, 2008.

TOCCO, Valeria. Diogo Brandão: obras poéticas. Lisboa: CNCDP, 1997.

ZUMTHOR, Paul. Essai de poétique médiévale. Paris: Seuil/Poetique, 1972.

______. Le masque e le lumière. Paris: Seuil/Poetique, 1978.

Publicado
2018-04-13
Como Citar
Arruda Franco, M. (2018). O casamento da música e da poesia no Cancioneiro de Resende. Convergência Lusíada, 28(38), 101-115. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/224