Quatro cancioneiros em confronto: nota sobre os cancioneiros quinhentistas poético-musicais portugueses

  • Pedro Augusto Diniz Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre os quatro cancioneiros portugueses poético-musicais do século XVI. O objetivo desta reflexão é o de contextualizar este conjunto de obras na tradição cancioneiril ibérica e em seu momento cultural e histórico. Para isto, iluminaremos alguns eventos ocorridos em meados do século XVI que nos ajudam a compreender o registro, difusão e execução do repertório cancioneiril na Península Ibérica. Serão também abordados os aspectos gerais deste repertório, comuns aos quatro manuscritos, bem como as particularidades de cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERMUDO, Juan. Declaración de instrumentos musicales. Osuna: 1555.

BUESCU, Ana Isabel. D. João III. 1502-1557. Lisboa: Temas e Debates, 2005.

CANCIONEIRO da Biblioteca Nacional: Coleção Ivo Cruz: CIC-60, Biblioteca Nacional de Lisboa. Cópia manuscrita.

CANCIONEIRO da Biblioteca Publia Hortensia de Elvas. MS. 11793, Biblioteca Municipal de Elvas. Cópia manuscrita.

CANCIONEIRO de Paris: Masson 56, Bibliothèque de l’École Nationale Supérieure des Beaux-Arts. Cópia manuscrita.

CANCIONEIRO Musical de Belém: MS. 3391, Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia. Cópia manuscrita.

CANCIONEIRO Musical de la Casa de Medinaceli: MadM, Biblioteca de D. Bartolomé March Severa. Cópia manuscrita.

CANCIONEIRO Musical de Palacio: MS 1335, Biblioteca do Palacio Real. Cópia manuscrita.

CANCIONERO del Judino Juan Alfonso de Baena. Madrid: 1851.

DAZA, Esteban. Libro de musica en cifras para vihuela, intitulado el Parnasso. Valladolid: Diego Fernandez Cordova, 1576.

ENCINA, Juan del. Cancionero de todas las obras de Juan del Enzina con otras cosas nueuamente añadidas. Salamanca: Jorge Coci, 1496.

FERREIRA, Manuel Pedro. Antologia de música em Portugal na Idade Média e no Renascimento. Lisboa: Arte das Musas e CESEM, 2008.

FUENLLANA, Miguel de. Libro de Musica para vihuela, intitulado Orphenica lyra [...]. Sevilha: Martin de Montesdoca, 1554.

KNIGHTON, Tess. A newly discovered keyboard source (Gonzalo de Baena’s Arte nouamente inuentada pera aprender a tanger): a preliminar report. Londres: Cambridge University Press, 1996.

LIMA, Miguel Sanchez de. Arte poetica en romance castellano. Alcalá: Diego Martínez, 1580.

MILAN, Luys de. Libro de Musica, el Maestro. Valencia: Francisco Díaz Romano, 1536.

MORAIS, Manuel. Música portuguesa maneirista: Cancioneiro musical de Belém. Lisboa: Imprensa Nacional. 1988.

MORAIS, Manuel. Vilancetes, cantigas e romances do século XVI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986. Portugaliae Musica, série A.

NARVÁEZ, Luis de. Los seys libros del Delphín. Valladolid: Diego Hernandez de Cordova, 1538.

NERY, Rui Vieira e CASTRO, Paulo Ferreira de. Sínteses da cultura portuguesa: História da música. Lisboa: Europália – Portugal, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1991.

OVIEDO Y VALDÉS, Gonzalo Fernandez de. Libro de la camara real del príncipe Don Juan. Valência: Universidade de Valência, 2006.

RAMOS, Rui. História de Portugal. Lisboa: Fundação da Casa de Mateus, 2009.

REES, Owen. Manuscript Lisbon, Biblioteca Nacional, CIC-60: the repertorie and their contexto, Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, v. 4, p. 53-93, 1994.

RENGIFO, Juan Díaz. Arte poética española. Salamanca: Miguel Serrano de Vargas, 1592.

RESENDE, Garcia de. Cançyoneyro Geerall. Lisboa, arquivado em Biblioteca Nacional de Portugal, 1516.

SMITH, Anne. The performance of 16th-century music. New York: University Press, 2011.

VICENTE, Gil. Compilaçam de todo las Obras de Gil Vicente. Lisboa, arquivado em Biblioteca Nacional de Portugal, 1562.

Publicado
2018-04-13
Como Citar
Diniz, P. A. (2018). Quatro cancioneiros em confronto: nota sobre os cancioneiros quinhentistas poético-musicais portugueses. Convergência Lusíada, 28(38), 88-100. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/223