O entreato da belle époque: a cena nacional e luso-brasileira

  • Natasha Belfort Palmeira Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III Universidade de São Paulo

Resumo

A cena teatral brasileira do início do século XX não se resume ao nome de alguns atores. Ao contrário, é nela que convergem importantes iniciativas de renovação teatral, a reanimação e o desfecho de debates deixados em aberto em meados do século anterior. É também o prelúdio de uma questão cara ao Modernismo: a formação do teatro nacional, ideia que já neste momento assumirá contornos borrados, e na qual o projeto de aliança luso-brasileira defendido por Paulo Barreto terá um papel não sem importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANCHES, Adelina. Memórias de Adelina Abranches apresentadas por Aura Abranches. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1947.

ANDRADE, Mário de. Do Brasil ao Far-West – Piolin, Terra roxa e outras terras, ano I, n. 3, 27 fev. 1916.

BRAGA, Claudia. Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na primeira República. São Paulo: Perspectiva, 2003.

EDMUNDO, Luiz. Teatro do tempo. In: O Rio de Janeiro do meu tempo. (1938) Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 2003. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19222>. Acesso em: 10 ago. 2017.

FARIA, J. R. Ideias teatrais. O século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2001.

GALHARDO, José. Gazeta Theatral, Gazeta de Notícias, 9 dez. 1915.

JORGE FILHO, José Ismar Petrola. Teatro português nos palcos e jornais brasileiros: censura e crítica, Revista Anagrama: revista científica interdisciplinar da graduação, ano 4, n. 4. jun.-ago. 2011.

LEAL, Carlos. No palco e na rua: impressões do homem e do artista. Lisboa: Typ. Costa Sanches, 1920.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Idéias sobre o teatro (1859). In: Obra completa. Crítica teatral. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre: W. M. Jackson INC, 1953.

MARZANO, Andrea; MELO, Victor Andrade de. (Orgs.) Vida divertida: histórias do lazer no Rio de Janeiro (1830-1930). Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

MORAES, Júlio Lucchesi. Lusófonos e lusófobos: a querela teatral entre brasileiros e portugueses e a proposta de brasilidade teatral de João do Rio. In: CONGRESSO E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, VI, 2010. Anais...

NUNES, Mario. 40 anos de teatro. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1956. vol. I.

OGANDO, Alice. Memória da atriz Maria Mattos. Lisboa: Livraria Popular de Francisco Franco, 1926.

PEIXOTO, Níobe Abreu. João do Rio e o palco: página teatral. São Paulo: Edusp, 2009.

PINHEIRO, António Augusto de Chaby. Memória de Chaby. Lisboa: Editora Gráfica Portuguesa, 1938.

PRADO, D. de A. História concisa do teatro brasileiro 1570-1908. São Paulo: Edusp, 1999.

ROSA, Augusto. Recordações da scena e fóra da scena. Lisboa: Ferreira, 1915.

SARAIVA, Arnaldo. Modernismo brasileiro e modernismo português: subsídios para o seu estudo e para a história de suas relações. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

SOUSA, J. Galante. O teatro no Brasil. Rio de Janeiro: INL, 1960.

VERDASCA, José. Raízes da nação brasileira: os portugueses no Brasil. São Paulo: Ibrasa, 1997.

Publicado
2018-04-13
Como Citar
Belfort Palmeira, N. (2018). O entreato da belle époque: a cena nacional e luso-brasileira. Convergência Lusíada, 28(37), 58-68. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/211