Atravessando o Atlântico: imagens de brasileiros por portugueses
Resumo
Estudo da circulação das representações, no âmbito da História Cultural, com o exame de como certas imagens do Brasil e dos brasileiros foram construídas a partir de configurações literárias e jornalísticas de autoria portuguesa. Os deslocamentos entre Portugal e Brasil, encontros e desencontros culturais e sociais, demonstram um imaginário forte de pré-conceitos que, reatualizado, permanece em nossa contemporaneidade. De um lado, visões brasileiras de escritores portugueses oitocentistas como Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós. De outro, o trabalho do artista-jornalista português Rafael Bordalo Pinheiro, considerado um dos ícones do realismo em Portugal, que, em meados de 1875, interrompe suas atividades em Lisboa e decide atravessar o Atlântico, para se encarregar das ilustrações do periódico carioca O Mosquito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.