Do Portugal no Brasil ao Brasil em Portugal: reflexões acerca do convívio intelectual na (e para a) afirmação da modernidade
Resumo
Na viragem do século XIX para o XX, as relações político-econômicas e culturais entre Brasil e Portugal assumiram configuração interessante, com portugueses empenhados em reiterar a necessidade de retomada e de estreitamento de convívio, sob a perspectiva de que éramos a colônia que muito lucraria com a aproximação, e a intelectualidade brasileira buscando vincar o afastamento e iterar sua importância, argumentando em favor do estabelecimento de uma pátria brasileira. Na literatura, entretanto, se pode observar eloquente convívio intelectual que contribuiu para o estabelecimento e para a afirmação da modernidade em ambos os países; são exemplares a participação significativa de Ronald de Carvalho em Orpheu e a presença de António Nobre e os ecos de António Ferro na produção modernista brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.