A herança de um messianismo português: o sebastianismo brasileiro, histórias do passado e do presente
Resumo
No século XVI , aparece em Portugal um anunciador da vinda de um Rei-Messias – trata-se de Gonçalo Anes Bandarra (1500-1566), sapateiro do norte do Portugal, região onde os cristãos-novos eram numerosos. Desde o final do século XVI, as Trovas do Bandarra já circulavam no Brasil, e o espírito messiânico que as caracteriza ressurgiria séculos mais tarde em movimentos como o de António Conselheiro, de Silvestre José dos Santos, de João António dos Santos. A herança desse messianismo, à partida lusitano, é ainda patente, sobretudo no nordeste do Brasil. A situação atual dos elementos sebásticos nas manifestações religiosas brasileiras e, sobretudo, nordestinas é o principal objeto de estudo deste trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.