QUINTAIS, Luís. Exúvia, gelo e morte: a arte de Rui Chafes depois do fim da arte / Exuviae, ice and death: the art of Rui Chafes after the end of art. Lisboa: Documenta, 2015. 117 p.

  • Pedro Pousada Universidade de Coimbra

Resumo

O ensaio de Luís Quintais aprofunda aspectos essenciais da obra escultórica de Rui Chafes que permaneciam esbatidos e que com esta obra renovam a sua presença e sobretudo a sua validação. Ao longo das páginas do seu ensaio Luís Quintais observa que Rui Chafes recusa a fetichização da banalidade; rejeita que a radicalidade sobreviva sem perícia, sem techné. Ficamos perante uma proposição desarmante: em R. C. a forma artística cauteriza, não reitera, prolonga mas não adere; a forma artística prefere a ruina ao lugar-comum e transforma numa linguagem plástica beligerante a consciência da separação entre sujeito e objeto, entre o Homem – como construção cultural – e a Natureza – esse gigantesco enquadramento do ser e da indiferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-05-18
Como Citar
Pousada, P. (2017). QUINTAIS, Luís. Exúvia, gelo e morte: a arte de Rui Chafes depois do fim da arte / Exuviae, ice and death: the art of Rui Chafes after the end of art. Lisboa: Documenta, 2015. 117 p. Convergência Lusíada, 27(35), 179. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/17
Seção
RESENHAS