Memórias em luto, vozes subjugadas: o silêncio materno na narrativa de Hatoum e Lobo Antunes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1159

Palavras-chave:

Memória, hermenêutica, maternidade, narrativa, ficção luso-brasileira

Resumo

Neste estudo buscaremos aproximar algumas linhas hermenêuticas dos romances Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, e Ontem não te vi em Babilónia (2006), de António Lobo Antunes. Em ambas as narrativas, a maternidade de duas personagens é marcada pelo silêncio acerca da identidade paterna e pelo destino trágico, que vitima as filhas de ambas as mulheres: Soraya Ângela, a menina surda-muda no romance de Hatoum, morre na infância em decorrência de um grave acidente; a filha inominada de Ana Emília, no enredo loboantuniano, comete suicídio aos quinze anos. Neste âmbito, pretendemos adentrar-nos em mecanismos memorialísticos que configuram a forma como as duas mães ficcionais, construídas sob os auspícios do silêncio, são representadas no embate com a ausência paterna, a tragédia e a morte.

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Biografia do Autor

Tatiana Prevedello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É Doutora em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Desenvolveu, também na UFRGS, a pesquisa de pós-doutorado “Sou feito das ruínas do inacabado”: a arqueologia memorialística na narrativa de Milton Hatoum (2022-2013). É autora do livro Narratividade em Paul Ricoeur (2022) e Hermenêutica e Ficção: Paul Ricoeur e António Lobo Antunes (2023).

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

Prevedello, T. (2024). Memórias em luto, vozes subjugadas: o silêncio materno na narrativa de Hatoum e Lobo Antunes. Convergência Lusíada, 35(51), 127–148. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1159