Memórias em luto, vozes subjugadas: o silêncio materno na narrativa de Hatoum e Lobo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1159Palavras-chave:
Memória, hermenêutica, maternidade, narrativa, ficção luso-brasileiraResumo
Neste estudo buscaremos aproximar algumas linhas hermenêuticas dos romances Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, e Ontem não te vi em Babilónia (2006), de António Lobo Antunes. Em ambas as narrativas, a maternidade de duas personagens é marcada pelo silêncio acerca da identidade paterna e pelo destino trágico, que vitima as filhas de ambas as mulheres: Soraya Ângela, a menina surda-muda no romance de Hatoum, morre na infância em decorrência de um grave acidente; a filha inominada de Ana Emília, no enredo loboantuniano, comete suicídio aos quinze anos. Neste âmbito, pretendemos adentrar-nos em mecanismos memorialísticos que configuram a forma como as duas mães ficcionais, construídas sob os auspícios do silêncio, são representadas no embate com a ausência paterna, a tragédia e a morte.
Downloads
Referências
ANTUNES, António Lobo. Ontem não te vi em Babilónia. Lisboa: Dom Quixote, 2006.
BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1.
CEZAR, Luís Adriano de Souza. Samara. Letrônica. v. 5, n. 3, p. 207-217, jul./dez. 2012.
FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia (dementia paranoides) relatado em autobiografia (“O caso Schereber”, 1911): artigos sobre técnica e outros textos. (1911-1913). Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. v. 10.
HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
PREVEDELLO, Tatiana. Hermenêutica e ficção: Paul Ricoeur e António Lobo Antunes. Porto Alegre: Polifonia, 2023.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas: Unicamp, 2007.
SEIXO, Maria Alzira (coord.). Dicionário da obra de António Lobo Antunes. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2008. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.