Pistas do feminino em Ana Cristina Cesar, Adília Lopes e Nathalie Quintane

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1021

Palavras-chave:

Lirismo, feminino, contemporâneo

Resumo

O presente artigo visa a estabelecer um possível diálogo entre a “pós-poeta” francesa Nathalie Quintane e a poetisa portuguesa Adília Lopes com a poeta brasileira Ana Cristina Cesar, em torno da polêmica e sempre atual questão de uma escrita feminina e de possíveis desdobramentos de um lirismo singular. A hipótese é de que as poetas aqui em questão remodelam, cada uma à sua maneira, a história do lirismo no feminino, adotando um ponto de vista crítico que quebra toda certeza identitária ou epistemológica. Assim, o artigo propõe também pensar como as sensibilidades líricas contemporâneas circulam e variam de um lado e outro do Atlântico.

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Biografia do Autor

Masé Lemos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

É professora associada da Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora em Letras pela Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, com tese sobre a obra de Raduan Nassar, Une poétique de l’intertextualié. Atualmente pesquisa a poesia contemporânea, desenvolvendo estudos acerca das relações entre tradução e escrita, lirismos e feminismos.

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

Lemos, M. (2024). Pistas do feminino em Ana Cristina Cesar, Adília Lopes e Nathalie Quintane. Convergência Lusíada, 35(51), 238–265. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.n51a1021